Pedaços de asfalto de antiga estrada cobrem areia e preocupam banhistas em praia do RS
11/01/2026
(Foto: Reprodução) Piche surge na areia de Atlântida Sul
Resíduos de asfalto, pedras e madeira cobrem parte da faixa de areia de Atlântida Sul, em Osório, no Litoral Norte, e vêm causando preocupação entre os veranistas. O material apareceu após a forte ressaca do mar que atingiu a costa gaúcha no início da semana e representa risco para os banhistas.
De acordo com a Prefeitura de Osório, a principal hipótese é que a força do mar tenha desenterrado sobras da antiga estrada Interpraias. O material do traçado que ligava Osório a Imbé teria ficado soterrado por anos e foi exposto e arrastado para a orla com a subida da maré.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Os detritos se concentram na Praia do Moreira, próximo à estátua de Iemanjá. No local, pais foram vistos alertando crianças sobre o perigo de ferimentos com os pedaços de entulho.
A ressaca que atingiu o litoral não se limitou a espalhar os resíduos. Em Atlântida Sul, a força da água também provocou a queda do monumento Rosa dos Ventos, um tradicional ponto turístico. Quiosqueiros de diversas praias da região também relataram perdas e danos em suas estruturas.
A administração municipal informou que a limpeza do trecho mais afetado está programada para começar na próxima segunda-feira. A Secretaria de Obras, contudo, já iniciou os trabalhos de remoção em outros pontos da orla do município.
Apesar do cenário, a água do mar é considerada limpa, mas os salva-vidas mantêm a bandeira amarela e alertam para o forte repuxo. A orientação é que os banhistas não se afastem da beira da praia para evitar acidentes.
Resíduos de asfalto de antiga estrada cobrem areia e preocupam banhistas no Litoral do RS
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS